Vacina contra meningite C chega a mais 32 municípios baianos

25/03/2010 09:16

Mais 32 municípios baianos que integram a 5ª, a 30ª e a 31ª diretorias regionais de Saúde (Dires), com sede em Gandu, Guanambi e Cruz das Almas, respectivamente, já estão sendo contemplados com a vacinação contra a meningite C. A vacina, disponível nas unidades municipais de saúde, está sendo aplicada em crianças entre dois meses e quatro anos, 11meses e 29 dias (menores de cinco anos), grupo etário com maior risco de adoecer e morrer.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) começou a imunização contra a meningite C em 3 de fevereiro, disponibilizando a vacina, inicialmente, em Salvador e região metropolitana, totalizando 16 municípios. Ontem (22), a vacinação foi estendida para mais 83 municípios das regionais de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itapetinga e Barreiras.

A vacinação continuará sendo feita em etapas, priorizando as áreas de maior incidência da doença, até alcançar todos os municípios do estado. "Com a introdução da vacina meningocócica C no calendário, pretende-se evitar o aumento no número de casos de meningite meningocócica no estado", explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra. Ela disse que a meta da Sesab é imunizar 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos.

Embora o esquema vacinal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e assumido pelo Programa Nacional de Imunizações do Brasil seja para imunizar menores de dois anos, a Sesab assumiu a ampliação da faixa etária determinada. A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Lorene Pinto, afirmou que as crianças menores de um ano devem receber reforço da vacina entre 12 e 24 meses, e as crianças maiores de um ano recebem dose única.

"A vacinação neste grupo específico, como medida preventiva, é importante tanto no plano individual quanto coletivo, e pelas evidências já documentadas permite que se estabeleça uma resposta ampliada, com a formação de imunidade de grupo para outras faixas etárias?, destacou a superintendente, lembrando que a Bahia e Minas Gerais são os únicos estados que disponibilizam a vacina contra meningite C gratuitamente, mesmo não sendo os locais de maior incidência da doença.

Pioneirismo

"É uma vacina importada, de difícil acesso, e o pioneirismo da Bahia e de Minas Gerais é importante para estimular outros estados a comprar a vacina e imunizar suas crianças?, disse o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.

Para ele, um dos estados que apresentam o maior número de casos é São Paulo, "e mesmo assim a Bahia saiu na frente para garantir a vacinação preventiva".

 

NR EVENTOS