MAIS UM PSF INAUGURADO EM SERROLANDIA

21/04/2010 00:13

Dezenas de pessoas, profissionais de saúde e autoridades prestigiaram na ultima sexta-feira, 16, a inauguração de mais uma Unidade do Programa Saúde da Família no município de Serrolândia,  implantado na Avenida Amado Maciel de Almeida, bairro Cinelex, rua 2, na sede do municipio.
A equipe de PSF composta por médico, enfermeira, dentista e auxiliares de enfermagem, terá a responsabilidade com todos no nível da atenção básica de saúde. Isso significa dizer que os profissionais acompanharão famílias que vivem nesta área de atuação, atendendo na unidade de saúde, ou em casa quando houver necessidade, agora pacientes do Bairro Cinelex, Contornolandia e ruas perto da unidade, terão mais comodidade, diminuindo a distância entre a saúde e os pacientes. O objetivo é desenvolver ações de cuidado e controle de doenças como diabetes e hipertensão, tratar casos de tuberculose, hanseníase, entre outros, realizar exames preventivos, acompanhar crianças e idosos, se estão com as vacinas em dia, se gestantes estão comparecendo ao pré-natal.
Essa unidade está sendo suficientemente equipada para prestar atendimento integral, contínuo e, acima de tudo, resolutivo à população. Com isso, diminui a solicitação de exames desnecessários, reduzir a procura direta aos atendimentos de urgência e hospitalares.
A unidade do Cinelex conta com consultório para consultas ambulatoriais nas especialidades de clínica médica, e também dispõe de farmácia, sala de vacina e de curativos e espaço para atividades de educação em saúde direcionadas aos pacientes.
Outra novidade é o moderno consultório odontológico montado dentro da unidade para atender as famílias mais pobres, priorizando inicialmente as crianças da rede municipal de ensino. 
Uma senhora que mora próximo relatou emocionada “Eu tô feliz demais, pertinho da minha casa o posto”.
A primeira unidade do Programa Saude da Familia que está em funcionamento no municipio foi montado em 2009 no Povoado de Maracujá, distante 18 km da sede.
De acordo com a secretária de Saúde Aline Mendes a abertura de mais um Programa de Saúde da Família no município desafoga e muito o Hospital Jonas Ferreira da Silva, que as vezes ultrapassava a quantidade de atendimentos de rotina. Agora além do Hospital e do posto de Saúde, Serrolandia conta com dois PSFs, um na sede e outro no maior povoado do município, o Maracujá, Para o prefeito Gildo mota ainda não é suficiente e busca mais uma unidade, desta vez para o povoado de Salamim.

da assessoria de comunicação,por Pedro Filho.

 

NR EVENTOS