Mais cisternas no semiárido baiano O MOC vai construir 1.680 cisternas de consumo humano e 180 cisternas de produção nos territórios Portal do Sertão, Sisal e Bacia do Jacuípe

16/07/2010 14:16

Foto:

Dando continuidade as ações de convivência com o semiárido, o MOC recentemente assinou convênio com o Governo do Estado da Bahia e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que vai construir cerca de 20 mil cisternas no semiárido baiano.

No total das cisternas que serão construídas pelo atual convênio, 18.720 serão destinadas ao consumo humano e 1.230 para a produção agrícola. O Movimento de Organização Comunitária (MOC) vai executar o seu trabalho em 19 municípios em três territórios: Portal do Sertão, Sisal e Bacia do Jacuípe e ficará responsável pela construção de 1.680 cisternas de consumo humano e 180 cisternas de produção.

Com a implementação das cisternas, serão aplicadas capacitações em três níveis: com os beneficiários, para compreenderem a importância do cuidado com a água da cisterna e com o manejo, com os pedreiros responsáveis pela execução das obras e, por fim, com os agentes comunitários de saúde, que farão uma ação pioneira de acompanhar do ponto de vista da saúde e higiene as famílias beneficiadas.

Mas, o grande diferencial deste convênio será a ampliação dos telhados nas casas das famílias beneficiadas pelas cisternas. Para que a cisterna seja construída, as casas precisam ter no mínimo 40m² de telhado, o que em convênios anteriores impedia o trabalho. Agora, na sua nova fase, o Projeto Água e Cidadania- Programa Água Para Todos, vai permitir a ampliação dos telhados nas casas que antes não se encaixavam no perfil, e desta forma, com o ajuste do telhado, crescem o número de casas e famílias beneficiadas com as cisternas.

NR EVENTOS