Governo entrega de mais 245 Viaturas para as Polícias Civil e Militar

25/04/2010 16:20

 

O ato será na manhã desta segunda-feira (26), na sede da Secretária de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As 245 viaturas, serão 170 para a Polícia Militar e 75 para a Civil.

As viaturas serão utilizadas para otimizar os serviços das polícias na capital e interior do estado. Todas são padronizadas, modelo Blaser. Esses veículos fazem parte de um total de 1.120 que estão sendo entregues pelo governo por toda a Bahia.

As ações do Governo do Estado na segurança pública, nos últimos três anos, tiveram como o foco a modernização e o fortalecimento da infraestrutura; a reestruturação das carreiras e a capacitação dos profissionais; a viabilização de incrementos salariais significativos e a ampliação e recomposição do efetivo. Os recursos aplicados na área aumentaram em 20% entre 2007 e 2009, passando de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,9 bilhão. Abaixo algumas ações:

Em breve, o governo atingirá a marca de 1.688 viaturas já disponibilizadas, entre carros, carrinhos elétricos, caminhões de combate a incêndio, caminhonetes, veículos de transporte de cadáveres e motos, para utilização no policiamento ostensivo, investigação, perícia e defesa civil. Só no mês passado, a Polícia Civil recebeu 535 pistolas calibre 40, 70 escopetas calibre 12, 7,5 mil munições para calibre 12, 83 mil munições para calibre 40 e 1,5 mil coletes balísticos. Além destes armamentos, entre 2007 e 2009, também foram adquiridos outros 5.284 coletes balísticos; 1.205 armamentos, dentre pistolas, metralhadoras e fuzis; e 59.500 munições. Outro equipamento importante no combate ao crime é um novo helicóptero para o Grupamento Aéreo da Polícia Militar, que está em fase de aquisição.

Efetivo - Na Polícia Militar, foram incorporados 3.325 novos soldados, que já estão nas ruas atuando no policiamento ostensivo. Mais 3.200 PMs foram convocados para o início do curso de formação, em dezembro de 2009. Na polícia Civil, foram nomeados 44 delegados, 147 investigadores (agentes) e 111 escrivães, que estão trabalhando em diversos municípios do interior do estado.

Prevenção - O programa Ronda nos Bairros está atuando com o policiamento ostensivo nas regiões de Tancredo Neves e Subúrbio Ferroviário desde 2008 e este ano foi implantado no bairro de Pau da Lima e no município de Feira de Santana, onde cobrirá cerca de 25% da cidade.

MODERNIZAÇÃO: Entre os sistemas implantados para facilitar o trabalho policial estão os de Informação e Gestão Integrada Policial (SIGIP), que informatizou e integrou os principais processos das atividades desenvolvidas pelas polícias Civil, Militar e Técnica; o Tetra, ferramenta de telecomunicação digital via rádio, com localização GPS, que possibilita a integração entre as polícias e torna mais ágil e eficaz o atendimento de emergência; e o de Identificação Civil (SIIDA), que permite a pesquisa de impressões digitais em consulta a um de banco de dados nacional.

Valorização - Foram concedidos incrementos salariais, acumulados entre 2007 e 2009, de 14% a 78%, além de asseguradas diversas vantagens aos policiais civis e militares, por meio da Lei Orgânica da Polícia Civil e da Lei de Reestruturação da Carreira dos Policiais Militares.

Capacitação - 17.781 profissionais foram capacitados (14.536 da PM, 2.212 da Polícia Civil e 1.033 do DPT), entre 2007 e 2009, em cursos nas áreas de direitos humanos, gestão organizacional, tecnologia da informação, técnicas e táticas policiais, capacitação de corregedores, capacitação em inteligência policial, formação em policiamento comunitário, investigação policial, perícia, administração legal do uso da força policial, defesa pessoal e tiro.

Corregedoria - as ações de controle interno da Corregedoria Geral fortaleceram a punição a atos de abuso de poder e violência. Entre 2007 e 2009, foram demitidos 229 policiais e criadas cinco comissões permanentes, sendo quatro na capital e uma no interior, para apurações de processos administrativos disciplinares. 

NR EVENTOS