Educadores de 147 municípios debatem sobre educaço na zona rural

16/05/2010 10:25

 

Professores e educadores de 147 municípios baianos se reúnem em Salvador, de 17 a 21 de maio, para participar da formação do Programa Escola Ativa, voltado para melhorar o desempenho escolar dos estudantes da zona rural.

O programa já atende 183 mil estudantes de 19.172 classes multisseriadas, que agregam alunos de diferentes idades, em 328 municípios.

O evento acontece no Hotel Sol Bahia e vai proporcionar as discussões sobre alfabetização e letramento. Para a professora Magnólia dos Santos, formadora do Escola Ativa, ?a formação é importante para discutir, de forma mais crítica, as práticas educacionais realizadas nas escolas multisseriadas, para a melhoria do desempenho dos alunos que estão entre a 1ª e a 4ª séries do ensino fundamental?.

A proposta do Escola Ativa é reconhecer e valorizar todas as formas de organização social, por meio de uma metodologia de ensino específica para estudantes. "Nosso objetivo é criar condições para o estudante conhecer o contexto em que vive e não ter que se deslocar para a cidade a fim de estudar", explica Lindomar Araújo, coordenador estadual da Educaão no Campo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Esta metodologia é baseada no levantamento de problemas da realidade local, relacionando-os aos conhecimentos teóricos para, assim, buscar soluções para as dificuldades enfrentadas no campo.

O Escola Ativa é um programa do governo federal, desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação e, de acordo com Lindomar Araújo, "é um dos instrumentos de construção do sistema público estadual de Educação no Campo". 

NR EVENTOS