Capela: falta de energia é discutida em audiência publica

25/03/2010 09:21

 

Aconteceu na tarde de quarta-feira (24), a segunda audiência pública em Capela do Alto Alegre convocada pelo prefeito Claudinei Novato (PCdoB) e na pauta as constantes quedas de energias e os apagões que vem acontecendo no município.

Dr. Nei, como é conhecido o prefeito, explicou para os representantes da Coelba, empresa que fornece energia elétrica no Estado, que estavam presentes, que o ato fazia parte do novo jeito de administrar o município.

Segundo o prefeito, vem acontecendo inumeras quedas de energia, apagões que chegaram a durar mais de sete horas, provocando prejuízos os munícipes, principalmente a cadeia produtiva do leite que depende da energia para produzir ou armazenar seus produtos. “Os adversários de plantão ficam nas esquinas dizendo que tudo aquilo que chega de bom no município, tipo fórum, estrada, escola, são ações de outros governos e aquilo que atrapalha a vida do povo, a exemplo da prisão das motos e a falta de energia, é culpa do prefeito. Por esta razão, nós administramos de forma bem transparente”, afirmou Nei.

Na reunião estavam presentes representações do comércio, da indústria, de diversas associações rurais, secretários municipais, vereadores e uma equipe da Coelba, liderada por Conceição Aranha, gestora de atendimento da regional de Feira de Santana, responsável por 51 municípios, onde estão 600 mil clientes. Segundo ela, em janeiro a COELBA recebeu um oficio do prefeito narrando os constantes apagões e um deles que durou sete horas consecutivas em toda a cidade.

“Entretanto as diversas quedas e faltas de energia tão comuns na cidade têm gerado uma série de reclamações e indignações em toda a população. Diante disto é que convidamos representantes da Coelba a dar explicações”, justificou o prefeito ao passar a palavra para a gestora.

Conceição Aranha, disse que depois da interferência do prefeito, foi feito um planejamento estratégico para desenvolver ações que venham melhorar o atendimento, e “não se contentando com os ofícios, o prefeito foi pessoalmente ao escritório”, confirmou Aranha.

Antes de apresentar as ações que seriam executadas para melhorar o sistema, Conceição começou falando dos investimentos do programa Luz para todos e os valores que serão investidos no município e deu a notícia que Capela será contemplada este ano com o projeto nova geladeira.

Mesmo citando as somas que serão investidas e o projeto que será implantado, não acalmou o usuário Romeu Rios, que queixava em voz alta a perda da televisão por causa de uma queda de energia.

O gestor de manutenção, Carlos Alexandro, destacou a melhoria na subestação de Pintadas, que credencia Capela do Alto Alegre ter outra opção na rapidez do retorno do serviço, quando da falta de energia gerados pela rede de transmissão que vem de Valente, passando pelo entroncamento de Gavião.

Para ele, os problemas acontecem muito no trecho entre a torre da EMBRATEL e o Povoado de Conceição, local de difícil acesso e garantiu que a empresa irá reizolar toda rede, evitando assim a quebra dos cabos. Disse que serão substituídos as chaves e automatizar, ou seja, colocar uma antena que possa se comunicar com a central em Feira de Santana e de lá restabelecer os serviços.

De acordo com o secretário de administração, Mário Moacir Carneiro, o problema vai mais além, pois parte da cidade o sistema existente foi implantado em 1978, e “muitos postes foram aproveitados na rede a motor e as cruzetas estão podres, quebram com facilidade, folgando os fios, que costumam tocar uns nos outros, provocando a falta de energia”, afirmou.

“Isto acontece no centro da cidade e recentemente foram necessárias cinco horas para trocar um na Praça Joaquim Machado e o problema se estende para os bairros, a exemplo do local onde esta a prefeitura, onde é constante a falta de energia”, concluiu.

Os técnicos da COELBA ouviram os moradores e apresentaram um documento onde prevê no final de maio a solução dos problemas.

NR EVENTOS