Bahia intensifica campanha para vacinar gado contra aftosa

12/05/2010 08:58

 Para manter a Bahia livre da febre aftosa, a ADAB ( Agência de Defesa Agropecuária do Estado) realiza até o dia 31 deste mês a campanha de vacinação. A intenção é protejer o rebanho baiano estimado em mais de 10 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.

O diretor da Agência Cássio Peixoto afirma que o trabalho de vacinação e também de fiscalização do transito de animais [e muito importante para manter o estado com estatos de zona livre da doênça.

A febre aftosa é uma doênça viral que ataca os bovinos, suínos,caprinos,bufalos e ovinos.

O animal contaminado com o virus apresenta sintomas como febre alta,salivação, cansasso e depressão. Apesar da baixa taxa de mortalidade, o maior prejuizo estar na redução da produtividade leitera, perda de peso, crescimento lento e diminuição da capacidade reprodutiva. Cássio Peixoto ressalta que além disso os criadores que não imunizarem os rebanhos podem ter outros prejuizos.

Para insentivar a participação ainda maior dos criadores a ADAB realiza uma série de atividades como : reuniões com Associações, Cooperativas e entidades de classe, dias de campo, vacinações assistidas e vigilâncias nas propriedades.

NR EVENTOS