Alfabetizandos do TOPA recebem exames oftalmológicos

07/05/2010 06:56

 

Do dia 09 a 18 de maio de 2010 a Estratégia Saúde em Movimento, em sua décima etapa, estará realizando consultas oftalmológicas para alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (TOPA) em Riachão do Jacuípe.

No âmbito da DIREC12 serão beneficiados 13 municípios, serão eles: Água Fria, Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Lamarão, Queimadas, Santa Luz, Retirolândia, Serrinha, Valente, Teofilândia e Tucano.

As consultas serão feitas no Hospital Geral de Riachão do Jacuípe e no total, serão realizados 51 tipos de procedimentos, entre consultas médicas, exames e cirurgias incluído a de cataratas e pterígio. Além desses procedimentos, os alunos inscritos no Topa, em caso de necessidade, receberão óculos de correção para presbiopia ou “vista cansada”. Segundo dados do IBGE, a maioria dos alfabetizandos do programa estão em uma faixa etária acima de 40 anos, quando normalmente as pessoas começam a apresentar sintomas desta doença, apresentando dificuldades visuais que prejudicam o desempenho na sala de aula.

A Estratégia Saúde em Movimento é uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) com o objetivo de levar para todo o estado as ações resolutivas de saúde em forma de mutirão, possibilitando aos alunos cadastrados e os que já foram alfabetizados nas etapas (2007,2008 ou 2009) do programa Topa, das cidades do interior, a detecção, o diagnóstico, o tratamento e a resolução de problemas dessa área.

A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta por 62 profissionais entre médicos (de diversos estados do País), enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentistas, auxiliares de sala e pessoal de apoio, além de contar com a ação interinstitucional das DIRECs, DIRES, Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde e da Educação.

O Prof Jivaldo Oliveira, Diretor Regional, diz que o papel da Direc12 nesta ação é o de articulação, mobilização, e levantamento dos cadastros dos alunos, além de juntamente com a Secretaria Estadual de Educação oferecer o transporte intermunicipal e o lanche para os alfabetizandos/alfabetizados. “A Equipe do TOPA da Direc12 irá fazer todo o acompanhamento desse público até a cidade onde serão realizados os procedimentos oftalmológicos, bem como seu retorno as suas cidades de origem”, completa Barbara Gomes, supervisora regional do programa. 

NR EVENTOS