A Literatura chega às comunidades rurais de Serrolândia

10/03/2010 13:02

 

Arca das Letras, esse é o nome do arrojado Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA recém implantado no município de Serrolândia. O programa é uma parceria do MDA juntamente com a Prefeitura Municipal de Serrolândia, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Serrolândia- ACIASE, Associação Serrote Educativa- ASE e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais-STTR. As 13 Bibliotecas Rurais foram implantadas nas comunidades de Algodão, Alto do Coqueiro, Amarante, Assentamento Caiçara, Boa Vista, Maracujá, Novolândia, Pedra Grande, Roçadinho, Salamin, Várzea Bonita, Várzea do Uruçú e Varzeolândia.

Cada biblioteca conta com o acervo de 230 livros reunidos de acordo com o interesse geral e as necessidades especificas de cada comunidade, os livros são classificados em em quatro áreas: livros didáticos e de pesquisa em geral; literatura para crianças; jovens e adultos; livros técnicos e especializados.

Os agentes de leitura, pessoas voluntárias que ficam responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura juntamente com as comunidades contempladas já se articulam pra desenvolver suas atividades usando a criatividade. A biblioteca é instalada em uma casa ou associação comunitária, local de fácil acesso onde os agentes de leitura dedicam parte do seu tempo para desenvolver as praticas de leitura. Organização, riqueza literária e principalmente uma enorme chance de desenvolver atividades sócio-educativas em comunidades rurais, carente de atenção e de um aprendizado mais eficaz. O incentivo à leitura no mundo rural fortalece o desenvolvimento da educação, da cultura, do trabalho e do entretenimento.

Para coordenadora de cultura do município Morgana Sidma, é um passo gigantesco para o desenvolvimento das comunidades, pois com os livros alí, bem embaixo de seus olhos fica difícil permanecer de fora da leitura diária e permanente, é uma oportunidade e tanto, além de ter sido um sonho realizado.

NR EVENTOS