Secretário muda de idéia e desiste de demolir Coreto

09/03/2010 09:41


 

Estava tudo pronto conforme havia anunciado ainda pela manhã, mas uma decisão repentina do secretário Landinho, resolveu manter o Coreto erguido.

A atitude do secretário de Infraestrutura do município de Conceição do Coité José Venandro Carneiro, chamou a atenção de centenas de pessoas que aguardavam curiosas para acompanhar a demolição do Coreto, bem como da imprensa local, de Feira e Salvador, que chegaram pela manhã e ao tomarem conhecimento que a demolição aconteceria no inicio da tarde resolveram aguardar para registrar o momento da demolição.

Antes, José Venandro, conhecido Landinho recebeu um telefonema de um engenheiro que presta serviços a Prefeitura que estaria saindo de Feira de Santana para acompanhar o processo, imaginado esperar e ficar muito tarde solicitou que o operador da pá carregadeira encostasse e prendesse o cabo de aço ao anel superior da construção, quando estava tudo pronto, com a presença de policiais solicitados pelo próprio secretario e isolamento da área, der repente ele pediu que fosse suspenso o trabalho.

O foco mais uma vez ficou em cima da atitude de Venandro que explicou aos presentes “Eu não sou covarde, mas nesse momento eu me acovardei, isto tem uma história, é a segunda construção mais antiga da cidade e eu prefiro que seja suspensa minha idéia inicial de demolição. Sei que o prefeito está certo que é para derrubar, o padre também já está certo da demolição, mas eu particularmente não mais farei isso, se o prefeito entender que deve passar para que alguém que tenha essa coragem fica a critério dele", justificou.

Questionado o que fará daqui pra frente, ele disse que irá pedir isolamento mais segura a base de madeirite, mas antes fará uma limpeza de tudo que for móvel, ou seja, retirar todos os escombros e deixar apenas a estrutura que não ofereça risco enquanto os engenheiros estudem a viabilidade de recuperação do monumento, que segundo ele é possível.

O vereador Danilo (PT) que sempre fez oposição ao governo municipal e indiretamente ao secretário, logicamente, achou uma atitude correta dele, pois segundo o vereador que também é professor de história não se deve extinguir algo que represente a história de um povo.

 

 

 

 

O Vereador Betão também do partido dos trabalhadores tem uma opinião contrária, segundo ele a engenharia está ai para fazer algo mais moderno sem mudar as características do que está. Mesmo assim aplaudiu a atitude de Landinho por demonstrar o sentimento pelo marco histórico.

 

 

 

 

Conhecedor da importância do coreto, o empresário José Rigoberto Carneiro, um dos fundadores da Filarmônica de Coité, que utilizava aquele espaço para apresentação, a atitude de Landinho foi correta, ele acha que é possível sim, tentar uma recuperação sem precisar demolir.

O Chefe de Gabinete do governo municipal, Eudes Mateus, disse que o prefeito irá juntamente com os técnicos fazer um estudo da viabilidade ou não de recuperar o que restou.

 

O coreto que sempre teve uma história de alegria, interatividade, religiosidade e encontros políticos foi cenário de momento sangrento no domingo (07) quando acontecia um bingo na cidade e começou a chover forte forçando as pessoas procurarem abrigo, neste momento, o teto começou a desmoronar caindo sobre as pessoas, que tiveram graves ferimentos inclusive uma aposentada que não resistiu e faleceu no local. Estima-se que pelo menos 10 pessoas permaneçam hospitalizadas, três em estado mais grave, porém vêm evoluindo bem ao tratamento.

Como você avalia a atitude de Landinho em desistir de demiolir coreto? Vote na enquete da página inicial

 

 

NR EVENTOS