Salve 1º de maio... Viva os trabalhadores

01/05/2010 10:32


Primeiro de maio, Dia do Trabalho, temos motivo sim para comemorar, apesar das dificuldades históricas que nós sofremos como a exploração da Mão de obra em detrimento da sobrevivência, onde a relação entre empregado e empregador, só vem beneficiando os poderosos donos do capital.

Mas, apesar de tudo isso a luta sempre continuou, tivemos conquistas heróicas por conta da organização das classes dos trabalhadores no Brasil: o salário mínimo ficou mais valorizado, o registro oficial feito na carteira de trabalho aumentou (principalmente por causa da intensa fiscalização), a aquisição aos 40% do FGTS no momento da indenização, a licença maternidade, a regulamentação da jornada de trabalho, o seguro desemprego e tantas outras conquistas.

Diante de tudo isso, insistimos em dizer que o trabalhador brasileiro tem dado contribuições importantes ao progresso do nosso país. A cada dia devemos agradecer a DEUS e comemorar pelo fato de estarmos trabalhando, pois o desemprego é uma doença que se não tivermos determinação e fé leva ao extremo desespero, comprometendo a estrutura da família.

Vale ressaltar que os movimentos sociais: a Igreja Católica (Eclesiais de Base), a CUT, os partidos progressistas, principalmente o partido dos trabalhadores, tiveram uma participação fundamental para melhorar as relações entre patrão e empregado, propondo e estabelecendo regras através do parlamento, que vieram de fato proteger e preservar os direitos das diversas categorias de trabalhadores e trabalhadoras.

Aqui em Conceição do Coité, precisamos avançar mais, pois apesar do exposto, temos consciência de que ainda existem subempregos, onde profissionais são tratados de forma desumana, feriados não são respeitados, direitos trabalhistas não são cumpridos, salários mínimos não são pagos, carga horária é extrapolada, condições dignas não são oferecidas, tendo como principal justificativa ao descumprimento de tudo isso, a ameaça de não encontrar mais espaço no mercado de trabalho local por ter pleiteado os seus devidos direitos.

É preciso debater com a sociedade e conscientizar todos e todas da necessidade de oficializar o vinculo de trabalho, enfatizando a importância de se ter o mínimo que nos cabe, sob todos os aspectos, só assim vamos conseguir recuperar a auto-estima e o desejo de vencer através do suor adquirido pelo nosso trabalho.

NÃO ESQUECENDO QUE: O ?TRABALHADOR UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO".

PARTIDO DOS TRABALHADORES

Diretório Municipal de Conceição do Coité

Sec. de Políticas Sindical e Movimentos Sociais

SINTRACAL, Comissão dos Trabalhadores em Limpeza Pública de Coité, SINTRAF, Revolution Reggae, Flor da Catinga, Sindicato dos Professores Rede Municipal, Associação do Açudinho e CEPECC.

 

 

NR EVENTOS