JACOBINA:Conferência Municipal de Saúde Mental acontece nesta quarta-feira

13/04/2010 17:39

 

Nesta quarta-feira, 14 de abril, das 8h às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Saúde Mental, promove a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental - Intersetorial, no Auditório do Centro Cultural Edmundo Isidoro dos Santos.

A solenidade de abertura contará com as presenças da prefeita Valdice Castro e da secretária da Saúde, Cleuma Suto. Após a abertura, terá início a palestra que abordará o tema central: “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios”.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Jacobina segue as orientações da IV Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial, originada da Resolução nº 433do Conselho Nacional de Saúde, homologada pelo Ministro da Saúde, que ocorrerá de 27 a 30 de junho de 2010 em Brasília-DF.

A IV Conferência Nacional de Saúde Mental terá como objetivo debater temas relevantes para o campo da Saúde Mental, assim como analisar os avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, na perspectiva intersetorial.

Deverá também promover o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, devendo contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte, entre outros.

O tema central deverá ser discutido em seus respectivos eixos temáticos:

I - Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais;

II - Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais:

III - Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial.

A Etapa Municipal terá por objetivo analisar a situação municipal sobre saúde mental, elaborar propostas para o Município, e indicar delegados para participação na etapa estadual.

O Centro Cultural de Jacobina fica localizado à Rua Melchior Dias, 21, Centro. O evento é aberto a comunidade em geral e as inscrições serão realizadas no local.

NR EVENTOS