Campanha de vacinação do idoso será lançada nesta quinta-feira

05/05/2010 08:58

 

Com o intuito de vacinar 1,3 milhão de idosos, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, lança, nesta quinta-feira (6), às 9h, no Centro de referência do Idoso (Creasi), a Campanha de Vacinação contra a Influenza Sazonal - gripe comum. Para marcar o início da campanha, no sábado (8), será realizado o Dia D, quando funcionarão mais de quatro mil postos de vacinação no estado, das 8 às 17h. A população idosa também contará com postos volantes e, aqueles que ainda não se vacinaram contra a Gripe A H1N1, poderão tomar a dose indicada.

O objetivo da campanha, que acontece no período de 8 a 21 deste mês, é contribuir com a redução das hospitalizações e mortes decorrentes das complicações causadas pelas doenças respiratórias por Influenza em indivíduos com 60 anos e mais idade. Com o Dia D, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) pretende reforçar a importância da vacinação para o grupo de pessoas acima de 60 anos e dar uma nova oportunidade às pessoas de outros grupos, que ainda não se imunizaram contra a Gripe A H1N1.

"É uma iniciativa importante, pois as pessoas costumam ter um tempo livre no fim de semana. Estamos seguros de que todos os baianos, instituições governamentais e não governamentais e mesmo aqueles que não vão tomar a vacina estarão empenhados nesse grande esforço para proteger a saúde das pessoas mais vulneráveis à infecção", diz Solla.

Histórico - As campanhas de vacinação do idoso foram iniciadas em 1999 e, desde então, segundo dados do Ministério da Saúde, houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo. "Esperamos, como nos anos anteriores, a adesão da população em mais uma demonstração de cidadania, com o comparecimento em massa nas unidades de vacinação, das pessoas na idade acima de 60 anos, para receber a sua dose de proteção", afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra. Os idosos que tiverem o cartão de vacinação devem levá-lo ao posto.

NR EVENTOS